A aposta certeira de Buffett e como você pode lucrar com ela

É óbvio que é possível ter retornos maiores do que a média do mercado. Buffett e muitos outros investidores lendários são a prova disso — acertando consistentemente por décadas. Boa parte do meu negócio tem base nessa premissa¹ (com 2 anos de bons resultados²). Mas isso está longe de ser fácil, ainda mais para fundos de investimento que precisam obedecer certas regras e arcar com custos burocráticos, administrativos e de marketing; e muito menos para investidores que não possuem dedicação integral a isso — ou seja, quase todo mundo. Buffet sabe muito bem disso e resolveu fazer uma aposta com o gestor de fundos Ted Seides pra provar.


A ideia era ver o que teria mais retorno: uma aplicação em um fundo passivo que apenas segue a média do mercado (o S&P 500 nos EUA, equivalente ao nosso índice Bovespa, ou seja, as ações mais negociadas) contra uma aplicação em uma seleção de fundos de investimento ativo — ou seja, com gestores que selecionam, compram e vendem ações conforme suas análises. A aposta duraria 10 anos e ela terminou em 2017. O resultado?

A carteira de fundos teve um retorno de 22% no período. O índice S&P? 85%! Ou seja, os fundos deram um retorno anual de cerca de 2%, enquanto o investimento apenas no índice retornou 7% ao ano.

É claro que Buffett não tem nada contra escolher ações ativamente. Mas o oráculo de Omaha sabe que a maioria das pessoas não têm a dedicação e o conhecimento necessários para fazer isso bem; e nem fundos nem pessoas físicas têm a paciência (ou até a possibilidade) de simplesmente segurar investimentos no longo prazo, algo que é responsável pela fortuna da maior parte dos grandes investidores. Os gestores de fundo precisam “mostrar serviço”, tanto para os chefes quanto para os clientes. Além do mais, as altas taxas administrativas (somadas, às vezes, à de performance) fazem com que o investidor comum fique numa posição desfavorável ante esse mercado (note que não existe uma anistia ou restituição de taxas caso o fundo performe mal).

% de fundos que bateram seus respectivos índices em 15 anos

A imagem acima mostra que, na média, 12% dos fundos batem seu índice de referência num período de 15 anos. É comum ver algum gestor se gabando que bateu o índice em determinado ano, mas a visão de longo prazo não ajuda muito: a cada ano, é estatisticamente certo que alguém vai acabar lucrando mais. O problema é continuar isso ao longo das décadas — é o conceito de retorno à média.

E qual a solução?

Justamente a aposta de Buffett: fundos passivos, ou seja, aqueles que existem apenas para replicar algum índice — mais conhecidos como ETF (“exchange traded fund”). São fundos com taxas bem baixas, muitas vezes abaixo de 0.2%, negociados diretamente na bolsa, ou seja, você pode comprar e vender direto no seu homebroker.

Cada vez mais novos fundos desse tipo estão sendo lançados na nossa bolsa (lá fora já existem milhares deles). As desvantagens são muito pequenas, ainda mais comparadas com as vantagens:

Desvantagens:

  • Imposto de Renda incide em todas as vendas com lucro, não importa o valor

  • Poucas opções (no Brasil)

  • Baixa flexibilidade

  • Pequena possibilidade de ganhos explosivos

  • Não é “divertido”


Vantagens:

  • Baixo custo de taxas

  • Baixo custo para diversificar (1 cota já equivale a investir em diversos ativos)

  • Extremamente simples

  • Foco apenas em manter a consistência

  • Mercado em crescimento: opções em small caps, cripto, etc


Investir em ETFs é um jeito simples e relativamente seguro de começar a investir. Mas também são um investimento perfeito para quem não quer ou não pode passar muito tempo analisando empresas ou criptomoedas ou operar com uma carteira com ações diversas. E, como Buffett demonstrou, é bem provável que você acabe batendo a maioria dos investidores ativos.

______________________

1 — Investir em renda fixa + ETFs já é algo que vai ajudar muito a vida financeira de qualquer um. Mas para quem gosta de investimentos mais arrojados e alternativos, eu recomendo dar uma olhada nas minhas melhores estratégias e algoritmos aqui.

2 — Eu divulgo mensalmente meus resultados no instagram @PorfolioAntifrágil